ATENÇÃO
Mudamos para:
O endereço que você está acessando agora (mat.ufc.br) está desatualizado e continua online apenas para preservar a memória de algumas notícias e eventos que foram publicados aqui. A última notícia publicada aqui é de maio de 2020.
O Departamento de Matemática da UFC é um dos precursores, no país, do ensino de graduação e pós-graduação, bem como da pesquisa nos diversos campos da matemática pura e aplicada. Criados na década de 1960, os curso de graduação e mestrado em Matemática de nosso departamento promovem, desde então, ampla disseminação do conhecimento matemático em toda a região, constituindo-se em um centro de intercâmbio de alunos e pesquisadores nacionais e estrangeiros.
Como consequência de um esforço constante de formação, a existência de uma massa crítica de pesquisadores propiciou condições ótimas para a criação, em 1995, do Doutorado em Matemática. Imediatamente, a Pós-Graduação em Matemática firmou-se como um ambiente acadêmico-científico competitivo e qualificado, atendendo a uma vasta demanda reprimida e produzindo prolificamente dissertações, teses, artigos científicos e livros com excelentes índices de qualidade, cumprindo as mais rigorosas exigências quantitativas e qualitativas dos orgãos de fomento e avaliação.
O corpo docente do Departamento de Matemática é composto atualmente por 39 professores efetivos, dos quais 30 compõem o colegiado da pós-graduação. Dentre nossos pesquisadores, 17 são bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq, 8 destes pesquisadores de nível 1.
A qualidade de nosso corpo docente e a excelência de nossos programas são patentes no fato de que a expressiva maioria dos mais de 300 mestres e 37 doutores formados até hoje estão à frente de outras instituições de ensino superior, ora como líderes de grupos de investigação, ora como promotores de atividades de divulgação e inclusão científicas.
A produção científica da PGMAT-UFC é, indiscutivelmente, um dos mais importantes resultados da nossa pós-graduação. Mais de 70% de toda produção científica no último triênio encontram-se publicadas em jornais dos estratos superiores do Qualis. Destaca-se, também, a excelência das teses defendidas, as quais originaram vários artigos publicados em jornais bastante seletivos.