Geometria Diferencial

Membros

Abdênago Alves de Barros

Aldir Chaves Brasil Júnior

Antonio Caminha Muniz Neto

Antonio Gervásio Colares

Florentiu Daniel Cibotaru

Ernani de Sousa Ribeiro Júnior

Fernanda Ester Camillo Camargo

Frederico Vale Girão

Gregório Pacelli Feitosa Bessa

João Lucas Marques Barbosa

Jonatan Floriano da Silva

Jorge Herbert Soares de Lira

Levi Lopes de Lima

Luquésio Petrola de Melo Jorge

Marcos Ferreira de Melo

Descrição

A Geometria Diferencial tem origem no uso de técnicas do Cálculo em problemas geométricos. Todavia, a área ganha completa autonomia com a descoberta das geometrias não-euclidianas no século XIX por Bolyai, Lobatchevski e, sobretudo, Gauss e Riemann. Duas ideias revolucionárias afloraram nesta época: a de que existe uma diversidade de geometrias, além do modelo clássico de Euclides; e de que a curvatura de uma superfície possa ser medida intrinsicamente. Inicialmente construções abstratas, estas geometrias em espaços curvos passaram a ser o cenário natural para a Teoria da Relatividade Geral e, posteriormente, para a Teoria de Campos, clássica na Física Contemporânea. Ao longo do último século, acompanhando uma tendência geral em Matemática, a Geometria Diferencial tornou-se uma área com inúmeras especializações de extrema complexidade teórica. Ao mesmo tempo, ampliou-se espetacularmente o espectro de aplicações desta disciplina a áreas tão diversas quanto Economia, Estatística, Medicina, Engenharia e Computação Gráfica, entre outras.

A pesquisa em Geometria Diferencial na UFC está intimamente ligada ao desenvolvimento mundial da área, por haver surgido contemporaneamente a outros grupos de excelência na área, todos fortemente influenciados por S.S. Chern - um dos maiores geômetras do século XX - e Manfredo P. do Carmo, fundador da escola brasileira de Geometria Diferencial. Este impulso inicial deu forma a uma equipe que conta atualmente com catorze geômetras, já formou um grande contingente de doutores, atuantes em várias instituições pelo país, participa de diversos convênios internacionais e projetos de pesquisa e concentra sua publicação em revistas especializadas de alto nível.

Entre as linhas de pesquisa na Geometria Diferencial da UFC, destacam-se a Geometria de Subvariedades e a Análise Geométrica. No primeiro tema, a ênfase é na investigação de subvariedades - uma noção mais geral de superfícies ou membranas - cujo formato é o de menor área ou aquele que dispende menor energia. Uma das principais questões é verificar a estabilidade e rigidez destas estruturas geométricas. A Análise Geométrica, por sua vez, é um campo recente cujo poderio foi demonstrado pelo fato de que suas técnicas permitiram resolver problemas que permaneciam em aberto há décadas, como é o caso da célebre Conjectura de Poincaré. Nossos pesquisadores têm investigado, nesta linha, problemas relacionados a equações diferenciais em ambientes geométricos curvos.

2011 Geometria Diferencial. Departamento de Matemática, Av. Humberto Monte, s/n, Campus do Pici - Bloco 914, CEP: 60.455-760, Fortaleza, CE - depmat@mat.ufc.br
Powered by Joomla 1.7 Templates