Premiação Prof. Jorge Herbert Soares de Lira - TWAS 2013
Prêmio Jovem Cientista 2013 da TWAS será concedido a pesquisador da Matemática
O Prof. Jorge Herbert Soares de Lira, docente do Departamento de Matemática, foi agraciado com o prêmio Jovem Cientista 2013 da Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento (TWAS). O referido Professor foi selecionado pelo Conselho Executivo da TWAS e foi o mais votado para receber o prêmio. A premiação será feita durante a 14° Conferência TWAS-ROLAC de Jovens Cientistas, a ser realizada de 5 a 6 de dezembro de 2013, em Cancun, México. Na ocasião, além de receber o ilustre reconhecimento, o premiado terá a oportunidade de apresentar uma conferência sobre o conjunto de seu trabalho para os presentes.
A TWAS, the world academy of sciences, é uma academia científica internacional, fundada em 1983 em Trieste, Itália, por um grupo seleto de cientistas sob liderança do Prêmio Nobel em Física Abdus Salam. Desde 1991, a TWAS é uma das mais importantes instituições associadas a UNESCO.
Com a missão de promover a excelência científica nos países em desenvolvimento, apoiando especialmente jovens cientistas proeminentes, a TWAS instituiu cinco escritórios regionais, um dos quais no âmbito da America Latina e Caribe (TWAS – ROLAC). A organização conta, atualmente, com mais de 700 membros, escolhidos entre os cientistas que mais se destacam no mundo, representando cerca de 70 países.
Um dos principais objetivos da TWAS é reconhecer e apoiar jovens cientistas nos países em desenvolvimento por suas contribuições para o avanço da ciência, medidas em termos da profundidade e impacto dos trabalhos de pesquisa publicados em revistas científicas reconhecidas internacionalmente. Estes critérios basearam a atribuição do prêmio ao Prof. Jorge Herbert Lira.
Atualmente pesquisador nível 1C do CNPq, o professor concluiu o Bacharelado em Matemática na UFPb, em 1995. Em seguida ao Doutorado em Matemática, concluído na UFC em 2000, na área de Geometria Diferencial, realizou estágio de pós-doutorado na França, finalizado em 2003. Desde então, orientou seis teses de doutorado, mantém colaborações internacionais, coordena projetos de pesquisa e de intercâmbio internacional e é membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências.
Os temas de pesquisa que aborda no momento dizem respeito ao emprego de técnicas de Análise Geométrica para o estudo de espaços com curvatura prescrita. Tais estruturas geométricas modelam desde interfaces entre meios com diferentes características físicas a problemas de otimização em ambientes curvos.
Fonte: Academia Brasileira de Ciências, TWAS