Workshop "Práticas em Cadernos de Pesquisas Abertos"
Local: Campus do Pici, UFC
Período: 02 e 03 de Fevereiro de 2015
Informações: www.cienciaaberta.net/2015-02-
Acontece nos dias 02 e 03 de fevereiro o workshop “Práticas em Cadernos de Pesquisas Abertos". O evento será realizado nas dependências do Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Entre os tópicos que serão apresentados estão o conceito de Cadernos de Pesquisas Abertos e ferramentas como Git e GitLab, dentre outras, que tornam possíveis a implementação desse conceito na prática. A programação completa do evento, assim como informações sobre local, horários e inscrições, podem ser encontradas no site www.cienciaaberta.net/2015-02-
A manhã do dia 02 está reservada para uma web conferência aberta a todo público (não há necessidade de inscrições), onde o conferencista Luiz Carlos Irber Júnior(Michigan State University) falará da da sua experiência no universo da Ciência Livre/Aberta, na qual a prática de Cadernos de Pesquisas Abertos se insere. O encontro é promovido pelos membros do Grupo de Trabalho em Ciência Aberta Alexandre "asm" (PgMat/UFC), Victor Santos (DepFis/UFC) e Raniere Silva (Unicamp); conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFC (PgMat/UFC), da Secretaria de Tecnologia da Informação da UFC (STI/UFC), da Fundação Conhecimento Livre - Brasil (OKF-Br) e daEditora Novatec.
Grupo de Trabalho em Ciência Aberta
Criado em 2013, o Grupo de Trabalho em Ciência Aberta é parte de uma rede global para a promoção da Ciência Livre/Aberta apoiada pela Open Knowledge Foundation (OKF). No Brasil, ele é formado por pesquisadoras e pesquisadores em dezenas de universidades brasileiras que buscam promover e estudar práticas abertas na ciência. Atualmente, o grupo mantém um blog com textos de reflexão e notícias sobre o tema, além de uma lista de emailsaberta onde as pessoas interessadas podem se inscrever para acompanhar as discussões e se envolver com as atividades do grupo.
Movimento pela Ciência Livre/Aberta
O movimento pela Ciência Livre/Aberta defende e promove a adoção de práticas de pesquisa científica que priorizem a disponibilização de suas produções de forma aberta nas redes para os diversos públicos – de especialistas a leigos. Essa abertura pode envolver desde a publicação, com formatos e licenças abertos, de dados brutos e anotações de pesquisa, até a disponibilização de softwares, designs de instrumentos e a já mais difundida publicação de artigos científicos nas revistas de acesso aberto.
Alguns dos argumentos a favor dessas práticas são a garantia de reproducibilidade e facilitação do aperfeiçoamento, a possibilidade de uma revisão por pares mais ampla e profunda e propiciar a colaboração online para além das fronteiras geográficas ou institucionais, até mesmo com engajamento protagonista da sociedade com a produção científica, como nas práticas de ciência cidadã.
Nota: Esse texto é um remix do texto Seminário internacional discute ciência aberta, escrito por Jamila Venturini para o portal da OKF-Br.